20/12/2009 - Campeão Mundial mais novo de sempre

Picture
Sabias que o Ucraniano Ruslan Ponomariov foi o Campeão Mundial mais novo de sempre?

Nascido a 11 de Outubro de 1983, em Gorlovka, Ucrânia, Ponomariov rapidamente demonstrou a sua grande aptência para o xadrez. A precocidade é uma característica marcante na sua carreira, pois conquistou o título de GM aos 14 anos, sendo, na ocasião o GM mais novo de sempre, superando mesmo Kasparov.

Em 1995, com 11 anos já conquistava o título de Campeão Mundial de sub-12, e com 13 anos o título mundial na categoria de sub-18.

O feito mais marcante da sua carreira foi quando em 2002, venceu o Campeonato do Mundo com apenas 18 anos.
Para isso, derrotou nos quartos de final Euvgeny Bareev (3-1), Peter Svidler nas meias finais (2.5-1.5) e na Final o seu compatriotia Vassily Ivanchuk (4.5-2.5). No mesmo ano, ficou em segundo num torneio de Linares muito forte, apenas atrás de Kasparov.

Recentemente pudemos vê-lo em accção na Taça do Mundo de 2009, onde atingiu a final tendo perdido com Boris Gelfand. 

11/02/2009 - Melhor Jogadora de Xadrez de todos os tempos

Sabias que Judit Polgar (23 de Julho de 1976, Budapeste) é uma xadrezista húngara e é considerada a melhor jogadora de xadrez de todos os tempos?

Começou a jogar xadrez com cinco anos de idade. Em 1988, tornou-se a primeira mulher a vencer o campeonato mundial para menores de 12 anos. Na mesma época ganhou a medalha Olímpica com a irmã Susan, feito repetido dois anos depois, na Olimpíada de 1990.
Aos 15 anos, Judit bateu o recorde de Bobby Fischer, ao tornar-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. E em 1993, com apenas 17 anos, venceu o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5 ½ - 4 ½, em uma série de 10 partidas. É, portanto, uma jogadora extremamente precoce.

Líder do ranking feminino desde 1988, Judit iniciou então uma ascensão fulminante que a levou a estar entre os 10 melhores jogadores do mundo.

Uma vez, o número 1 do xadrez mundial Garry Kasparov disse que poderia jogar contra qualquer mulher do mundo, dando-lhe uma vantagem material de um cavalo, que mesmo assim ganharia a partida. Depois do aparecimento de Judit Polgar, Kasparov já não afirma mais o mesmo. Após um movimento de peças questionável, Kasparov venceu Polgar em 1994 mas foi derrotado por ela em 2002.

Polgar afastou-se em 2004 para ter um filho, Oliver. A maternidade é considerada a causa de derrotas posteriores.


08/02/2009 - Número de Shannon

Sabias que o Número de Shannon (10^120) é uma estimativa da complexidade do jogo de xadrez?

Ele foi calculado pela primeira vez por Claude Shannon, o pai da teoria da informação.

De acordo com ele, em média, 40 movimentos são feitos no jogo de xadrez e cada jogador escolhe um movimento entre 30 (embora possam haver menos movimentos, bem como nenhum - como no caso do xeque-mate ou empate - ou muitos como 218). Entretanto, (30×30)^40, isto é, 900^40 jogos de xadrez são possíveis. Este número é aproximadamente 10^120, valor que se obtém ao resolver a equação: 900^40=10^x que é x=40*log 900.

A complexidade do xadrez é actualmente avaliada em aproximadamente 10^123 (o número de posições legais no jogo de xadrez é estimado entre 10^43 e 10^50). Como comparação, o número de átomos no Universo, com o qual é frequentemente comparado, é estimado entre 4×10^78 e 6×10^79.

06/02/2009 - O criador do xadrez

Sabias que Lahur Sessa ou Lahur Sissa foi o lendário brâmane indiano que teria criado o Chaturanga, predecessor do Jogo de Xadrez?

Uma antiga lenda conta que numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.

Certo dia o rajá foi visitado por um jovem brâmane chamado Lahur Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e Sessa pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido do brâmane, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.

Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atónitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la.

Impressionado com a inteligência de Sessa, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino e Sessa perdoou a grande dívida do rajá para com ele.


Página Anterior ->