26/02/2009 - Xadrez Trocado

O Xadrez Trocado é uma variante do xadrez onde apenas algumas peças são transpostas na posição inicial do xadrez. O objectivo principal desta variante é anular o conhecimento das aberturas.

Variações:

As seguintes variações foram utilizadas em torneios de Mestres e Grandes Mestres:





- Dama e Rei das Brancas transpostos. Este arranjo foi utilizado num torneio epistolar com a participação do GM Paul Keres.
- Cavalo da Dama transposto com o Bispo do Rei. Esta variante também é conhecida como Xadrez de Mongredian, após um torneio em Mongredian onde vários xadrezistas britânicos participaram, incluindo Blackburne.
- Os bispos e os cavalos são transpostos.
- As Torres são transpostas com os bispos. Este arranjo foi sugerido por Capablanca após um match com Lasker, mas não se tornou popular. Esta variante também é chamada de Xadrez Fianchetto.


20/02/2009 - Xadrez de Legan

O Xadrez de Legan é uma variante do xadrez inventada por L. Legan em 1913. Ela difere do xadrez ocidental pela posição inicial das peças assim como pelo movimento dos peões.

Regras:

A posição inical é mostrada a direita. O tabuleiro pode ser rotacionado 45º para tornar o movimento dos peões mais fáceis de entender. Os peões se movem um espaço a frente diagonalmente: Brancas da direita para a esquerda, pretas da esquerda para a direita e capturam ortogonalmente. A promoção ocorre quando o peão alcança as casas ocupadas pelo adversário (exceto as casas de peões). Por exemplo, os peões brancos são promovidos em a5-a8-d8, e os pretos em e1-h1-h4.


11/02/2009 - Xadrez Trascendental

O Xadrez Transcendental é uma variante do xadrez inventada em 1978 por Maxwell Lawrence. É inspirado no Xadrez960 (Xadrez Aleatório de Fisher) que é similar mas tem menos posições iniciais.
Regras:

1. No xadrez transcendental as posições das peças da 1ª e 8ª linhas são determinadas aleatoriamente, sendo a única regra que os bispos de mesma cor devem ocupa casas de cor diferentes. Ao contrário do Xadrez960, o Rei não precisa ficar necessariamente entre as Torres, assim como também não existe o Roque. No primeiro movimento o jogador, em vez de mover uma peça, pode transpor duas peças da sua 1ª linha.

2. No Xadrez960 a disposição das peças de cada jogador é igual (o Rei está na mesma coluna, a Dama, etc) ao do adversário mas no Xadrez transcendental essa disposição é diferente. Isto pode gerar uma desiqualdade posicional durante o jogo e uma maneira de equilibrar a partida é um match com duas partidas. Cada jogador joga com as brancas uma vez a mesma posição inicial em ambos os jogos.

3. No Xadrez clássico, inovações nas aberturas são difíceis de ocorrer e a maioria dos bons jogadores precisa estudar um extensivo catálogo de aberturas para ter um bom meio de jogo. No Xadrez Transcendental a complexidade da abertura e a posição não familiar oferecem de imediato uma posição de meio jogo completamente diferente.


09/09/2009 - Xadrez de Capablanca

O Xadrez de Capablanca é uma clássica variante do Xadrez Ortodoxo criada pelo xadrezista cubano José Raúl Capablanca.

Características:

1. As novidades introduzidas por Capablanca incluem um novo tabuleiro de 10 por 8 casas, além de duas novas peças, o Arcebispo, que combina os movimentos do Bispo e do Cavalo, e o Chanceler que une os movimentos da Torre e do Cavalo.
2. As novas peças possuem propriedades interessantes. Por exemplo, o Arcebispo tem a capacidade de dar sozinho o xeque-mate, desde que o Rei adversário esteja posicionado em uma das quatro casas no canto do tabuleiro
3. Capablanca previu que, em algumas décadas com o crescente conhecimento de estratégia e tácticas pelos mestres, haveria uma grande quantidade de empates entre esses jogadores de elite. Deste modo, decidiu criar um novo jogo que preservaria o interesse pelo xadrez por mais um milénio.

Posição inicial de peças:

No diagrama ao lado podemos visualizar as peças em sua posição inicial, onde o Arcebispo é colocado entre o Cavalo e o Bispo da Dama, o Chanceler fica na ala do Rei.
Roque:

No Xadrez de Capablanca valem as mesma regras do xadrez normal acerca do roque, com a diferença que o rei se move três casas para os lados para rocar, no lugar de apenas duas como no Xadrez Ortodoxo.


08/02/2009 - Xadrez de Dunsany

O Xadrez de Dunsany, também conhecido como Xadrez Horda ou Jogo de Dunsany, é uma variante do xadrez assimétrica onde um lado tem as peças convencionais e o outro lado tem 32 peões. Ao contrário de muitas outras variantes, esta versão não tem nenhuma peça não-convencional do jogo, como por exemplo o chanceler do Xadrez de Capablanca. O jogo foi inventado pelo Lord Dunsany em 1942.






Regras:

1. O lado com as peças convencionais vence ao capturar os 32 peões adverásrios antes destes acabarem com seus movimentos legais.
2. O lado com 32 peões vence ao aplicar o Xeque-Mate no Rei adversário. Esta tarefa fica muito mais fácil quando estes conseguem promover um peão à Dama.
3. O lado com 32 peões pode também empatar, o que é tão bom quanto vencer, quando não tiverem mais movimentos legais disponíveis


06/02/2009 - Xadrez Montro

Xadrez Monstro (em língua inglesa: Monster chess)- ou Super Rei - é uma variante do xadrez onde as Brancas têm apenas o Rei e quatro peões contra todo o exército das Pretas. Todas as regras do xadrez se aplicam, exceto que as Brancas realizam dois movimentos por turno. O Rei pode se mover para uma casa em xeque no primeiro movimento. Esta variante também pode ser jogada com 8, ou apenas 2 peões.





Regras:

1. As Brancas executam dois movimentos por turno. O jogador pode mover a mesma peça duas vezes, ou duas peças diferentes.
2. O rei das Brancas pode se mover para uma casa em xeque no primeiro movimento.
3. Após a promoção de um peão, as Brancas podem aplicar o Xeque-Mate no seu primeiro movimento, caso seja possível.
4. Todas as peças se movem de acordo com as regras do xadrez.


05/02/2009 - Xadrez de Fixcher ou Chess960

O Xadrez de Fischer, também conhecido como Xadrez Aleatório de Fischer(Fischer Random Chess) ou Chess960 é um jogo variante baseado no xadrez onde a ordem das peças principais é escolhida aleatoriamente e ordenadas de acordo com certas regras pré-determinadas. O actual nome do jogo vem das 960 diferentes posições iniciais que podem ser seleccionadas para o início do jogo.

As peças da primeira linha são dispostas de maneira aleatória, mas de modo a que o rei continue a estar situado entre as torres, tal como no xadrez normal, isto porque no Fischer Random também é possível rocar para as duas alas (grande roque e pequeno roque). A posição das peças é simétrica para as brancas e as pretas, e os peões estão colocados na segunda e na sétima linha tal como no xadrez regular. O Fischer Random Chess permite 960 posições diferentes para as peças no início do jogo. A posição das peças pode ser estabelecida por sorteio ou recorrendo a softwares. Depois de ser estabelecida a posição inicial das peças aplicam-se todas as regras do jogo de xadrez normal.

Bobby Fischer esperava criar uma variante do xadrez que não tivesse ênfase na memorização das chamadas aberturas do xadrez e valorizar a criatividade e o talento dos jogadores. No xadrez convencional existe apenas uma posição inicial. Para esta posição inicial há dezenas de aberturas e para cada abertura, dezenas de variantes. Pessoas com boa memória, GM's em geral, conseguem um bom domínio em relação a essas centenas de possibilidades para o xadrez convencional. Já no xadrez de Fischer há 960 posições inicias, para cada posição haverá dezenas de aberturas e para cada abertura haverá dezenas de variantes. As possibilidades são cerca de 1000 vezes maiores que no xadrez convencional. Isso torna impossível um estudo de aberturas para o xadrez aleatório.